DTG Porteira Aberta

O DTG Porteira Aberta constitui-se numa sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 05/04/2013, através de ações da Associação dos Funcionários do Grupo Herval, com intuito fomentar o movimento tradicionalista. A frente do DTG encontra-se o Patrão o Sr. Milton José Minuzzo.

Iniciou-se em setembro de 2012, os primeiros passos para o desenvolvimento do movimento tradicionalista, como um departamento dentro da associação dos funcionários do Grupo HERVAL.

No ano de 2012, a semana farroupilha foi comemorada, tendo em evidencia a vontade como destaque por parte de alguns associados, que através de sua dedicação fizeram um grande evento, apesar da estrutura simples de lona, mas que marcou e mostrou a força do tradicionalismo.

1º Semana Farroupilha 2012
1º Semana Farroupilha 2012
1º Semana Farroupilha 2012

Tendo como mentora a Associação dos funcionários do Grupo HERVAL e do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, o DTG promove diversas atividades para o resgate e manutenção da tradição gaúcha, como:

Invernada Mirim – O grupo está ativo composto por 28 crianças, com ensaios todas as sextas feiras as 18h30min, e apresentações em eventos do Grupo Herval e dos Municípios da Região. Onde tivemos a honra de fazer a abertura da temporada de Rodeios em Guaíba no dia 09/10, evento realizado pela RBS TV.

Dança de Fandango – Curso em andamento com aulas as sextas feiras as 20 horas e aos domingos as 17 horas com 20 casais cada, tendo como aprendizagem a dança de Vaneira, o Xote, a Valsa, a Rancheira, a Milonga, o Chamamé, o Bugio, o Vaneirão e a Polonésie. Tivemos  2 turmas formadas em 15 de Março de 2014 e hoje  a formatura de mais 3 turmas , curso aberto a comunidade em geral.

Departamento campeiro – formado por laçadores e cavaleiros, com participação ativa em rodeios e cavalgadas pela região;

O DTG Porteira Aberta tem por finalidade a preservação e divulgação das tradições e cultura gaúcha, especialmente aquela que decorre das lidas campeiras e culturais, adotando como primado maior a Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

 O objetivo do DTG PORTEIRA ABERTA, além de cumprir a sua finalidade, procura:

I  – Congregar os tradicionalistas associados e suas famílias, propugnando pela harmonia das pessoas;

II – Participar de promoções organizadas por outras entidades tradicionalistas filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, contribuindo para o sucesso dos eventos;

III – Participar das comemorações da Semana Farroupilha com o fim de contribuir para o engrandecimento da história e da cultura gaúcha;

IV– Promover eventos tradicionalistas vinculados à atividade campeira e cultural, tais como palestras, danças, cavalgadas, desfiles e acampamentos;

Nosso Lema:

“Porteira Aberta é o nosso nome,

Vamos chegando para o galpão

Trazendo novos amigos

Acendendo a tradição.”

A Associação de Funcionários do Grupo Herval quer com a implantação deste Departamento, promover o Tradicionalismo Gaúcho, para que sejam mantidos os costumes dos nossos antepassados, e não sejam esquecidos com o passar dos anos por nossos descendentes.

Atenciosamente:  Associação dos Funcionários do Grupo Herval / DTG  Porteira Aberta

Galpão DTG 2013
Galpão DTG 2013
Galpão DTG 2013
Galpão DTG 2013
DTG 2014
DTG 2014
DTG 2014
DTG 2014
DTG 2014

AFGH - Associação dos Funcionários do Grupo Herval