DTG Porteira Aberta

O DTG Porteira Aberta constitui-se numa sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 05/04/2013, através de ações da Associação dos Funcionários do Grupo Herval, com intuito fomentar o movimento tradicionalista. A frente do DTG encontra-se o Patrão o Sr. Milton José Minuzzo.

Iniciou-se em setembro de 2012, os primeiros passos para o desenvolvimento do movimento tradicionalista, como um departamento dentro da associação dos funcionários do Grupo HERVAL.

No ano de 2012, a semana farroupilha foi comemorada, tendo em evidencia a vontade como destaque por parte de alguns associados, que através de sua dedicação fizeram um grande evento, apesar da estrutura simples de lona, mas que marcou e mostrou a força do tradicionalismo.

1º Semana Farroupilha 2012

1º Semana Farroupilha 2012

1º Semana Farroupilha 2012

Tendo como mentora a Associação dos funcionários do Grupo HERVAL e do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, o DTG promove diversas atividades para o resgate e manutenção da tradição gaúcha, como:

Invernada Mirim/Juvenil – O grupo está ativo composto por 28 crianças, com ensaios todas as sextas feiras as 18h30min, e apresentações em eventos do Grupo Herval e dos Municípios da Região. Onde tivemos a honra de fazer a abertura da temporada de Rodeios em Guaíba no dia 09/10, evento realizado pela RBS TV.

Dança de Fandango – Curso em andamento com aulas as sextas feiras as 20 horas e aos domingos as 17 horas com 20 casais cada, tendo como aprendizagem a dança de Vaneira, o Xote, a Valsa, a Rancheira, a Milonga, o Chamamé, o Bugio, o Vaneirão e a Polonésie. Tivemos  2 turmas formadas em 15 de Março de 2014 e hoje  a formatura de mais 3 turmas , curso aberto a comunidade em geral.

Departamento campeiro – formado por laçadores e cavaleiros, com participação ativa em rodeios e cavalgadas pela região;

O DTG Porteira Aberta tem por finalidade a preservação e divulgação das tradições e cultura gaúcha, especialmente aquela que decorre das lidas campeiras e culturais, adotando como primado maior a Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

 O objetivo do DTG PORTEIRA ABERTA, além de cumprir a sua finalidade, procura:

I  – Congregar os tradicionalistas associados e suas famílias, propugnando pela harmonia das pessoas;

II – Participar de promoções organizadas por outras entidades tradicionalistas filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, contribuindo para o sucesso dos eventos;

III – Participar das comemorações da Semana Farroupilha com o fim de contribuir para o engrandecimento da história e da cultura gaúcha;

IV– Promover eventos tradicionalistas vinculados à atividade campeira e cultural, tais como palestras, danças, cavalgadas, desfiles e acampamentos;

Nosso Lema:

“Porteira Aberta é o nosso nome,

Vamos chegando para o galpão

Trazendo novos amigos

Acendendo a tradição.”

A Associação de Funcionários do Grupo Herval quer com a implantação deste Departamento, promover o Tradicionalismo Gaúcho, para que sejam mantidos os costumes dos nossos antepassados, e não sejam esquecidos com o passar dos anos por nossos descendentes.

Atenciosamente:  Associação dos Funcionários do Grupo Herval / DTG  Porteira Aberta

Galpão DTG 2013

Galpão DTG 2013

Galpão DTG 2013

Galpão DTG 2013

DTG Porteira Aberta 2014

DTG Porteira Aberta 2014

DTG Porteira Aberta 2014

DTG Porteira Aberta 2014

DTG Porteira Aberta 2014

AFGH - Associação dos Funcionários do Grupo Herval